RSS
Write some words about you and your blog here

Coelho Corre


1º Livro da Saga

A primeira obra das 1001 que terá aqui seu primeiro comentário publicado é o livro Coelho Corre, cujo autor é o John Updike. O nome original é Rabbit Run, o livro foi publicado no ano de 1960 e até hoje é um dos livros mais emblemáticos e lidos de Updike.

O protagonista do livro é Harry "Coelho" Angstrom, ele tem 26 anos e é uma antiga estrela do basquetebol. Casado com a sua namorado do liceu (alcoólica e grávida do segundo filho), vive nos subúrbios da Pennsylvania e é vendedor de acessórios de cozinha. "Coelho" começa a sentir que a sua vida não faz sentido e que só tem duas hipóteses: tentar que a sua vida seja melhor ou fugir. E decide fugir. Fugir e abandonar a família. Quando parte em direção a Virginia encontra o seu antigo treinador que o apresenta a Ruth, uma prostituta em part-time, e nessa mesma noite começam a viver juntos. "Coelho" só não sabe o que o futuro lhe reserva...

É nesse enredo que a tetralogia se inicia. É perceptível que Updike focaliza em uma escrita arrebatedora, de uma secura e economia única, espelhando a irresponsabilidade, indecisão e ingenuidade do protagonista, bem que a total alienação em que a sociedade de então vivia.

O protagonista é um homem (Coelho), mas as mulheres são tratadas de uma forma irreverente. Inclusive se eu fosse escolher uma mulher que eu me indentifico (claro que na personalidade), certamente eu seria a Lucy - esposa do reverendo -. Uma que eu não seria é Janice - esposa de "Coelho" - por ter pensamentos e atitudes ridículas que acabam comprometendo a vida de outros personagens. Levando em consideração que as atitudes de "Coelho" influenciaram consideravelmente em algumas atitudes de Janice.

A natureza é outra característica de Updike. Retratada até em um momento em que é a única coisa que faz uma pessoa desistir da morte.

Eu recomendo! Seguramente você ao terminar o livro, assim como eu, vai querer conhecer pessoalmente o "Coelho". É um ótimo livro!

Um conselho: Não leiam a publicação da editora Nova Cultural, tentam ler a publicação da CIA das Letras. Os erros ortográficos são grotescos.

0 comentários:

Postar um comentário